quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sistema Cardiovascular ou Circulatório

Turmas da 7ª, mais uma vez com o auxílio da editora Ática, vamos realizar os exercícios on line do Sistema Cardiovascular.
cliquem no link.

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/atividades.aspx

sábado, 17 de julho de 2010

sexta-feira, 16 de julho de 2010

quinta-feira, 27 de maio de 2010

SISTEMA DIGESTÓRIO - 7ª série

Os órgãos do sistema digestório propiciam a ingestão e nutrição do que ingerimos, permitindo com que seja feita a absorção de nutrientes, além da eliminação de partículas não utilizadas pelo nosso organismo, como a celulose. Para que haja a digestão, o alimento deve passar por modificações físicas e químicas ao longo deste processo, iniciado na boca.
Boca - A maioria dos mamíferos mastiga o alimento antes desse atravessar a faringe. Tal ato permite sua diminuição, umidificação e, em alguns casos, o contato com enzimas digestivas presentes na saliva (amilase e ptialina), estas sendo responsáveis pela transformação de glicogênio e amido em maltose. Nesta fase da digestão, a língua tem um importante papel: além de auxiliar na diminuição e diluição do alimento, permite a captura de sabores, estimulando a produção de saliva. Os sais presentes nesta última neutralizam a possível acidez do alimento.
Faringe – Esôfago - Após a mastigação, o bolo alimentar passa pela faringe e é direcionado para o esôfago. Lá, movimentos peristálticos permitem que o bolo seja direcionado ao estômago. Tal processo mecânico permite, além desta função, a de misturá-lo aos sucos digestivos. Algumas aves possuem neste órgão uma região conhecida popularmente como papo, onde o alimento é armazenado e amolecido.
Estômago - No estômago, o suco gástrico - rico em ácido clorídrico, pepsina, lipase e renina -fragmenta e desnatura proteínas do bolo alimentar, atua sobre alguns lipídios, favorece a absorção de cálcio e ferro, e mata bactérias. Este órgão, delimitado pelo esfíncter da cárdia, entre ele e o esôfago; e pelo esfíncter pilórico, entre o intestino, permite que o bolo fique retido ali, sem que ocorram refluxos. Durante aproximadamente três horas, água e sais minerais são absorvidos nesta cavidade. O restante, agora denominado “quimo”, segue para o intestino delgado.
Intestino delgado - No intestino delgado ocorre a maior parte da digestão e absorção do que foi ingerido. Este, compreendido pelo duodeno, jejuno e íleo, inicia o processo nesta primeira porção. Lá, com auxílio do suco intestinal, proteínas se transformam em aminoácidos, e a maltose e alguns outros dissacarídeos são digeridos, graças a enzimas como a enteroquinase, peptidase e carboidrase. No duodeno há, também, o suco pancreático, que é lançado do pâncreas através do canal de Wirsung. Este possui bicarbonato de sódio, tripsina, quimiotripsina, lipase pancreática e amilopsina em sua constituição, que permitem com que seja neutralizada a acidez do quimo, proteínas sejam transformadas em oligopeptídios, lipídios resultem em ácidos graxos e glicerol, carboidratos sejam reduzidos a maltose e DNA e RNA sejam digeridos. A bile, produzida no fígado, quebra gorduras para que as lipases pancreáticas executem seu papel de forma mais eficiente. A digestão se encerra na segunda e terceira porção do intestino delgado, pela ação do suco intestinal. Suas enzimas: maltase, sacarase, lactase, aminopeptidases, dipeptidases, tripeptidases, nucleosidades e nucleotidases; permitem que moléculas se reduzam a nutrientes e estes sejam absorvidos e lançados no sangue, com auxilio das vilosidades presentes no intestino. O alimento passa a ter aspecto aquoso, esbranquiçado, e é chamado, agora, de quilo.
Intestino grosso - O quilo se encaminha para o intestino grosso. Este, dividido em apêndice, cólon e reto, absorve água e sais minerais e direciona a parte que não foi digerida do quilo para o reto, a fim de que seja eliminada pelas fezes. Bactérias da flora intestinal permitem a produção de vitaminas, como as K e B12.
Por Mariana AraguaiaGraduada em BiologiaEquipe Brasil Escola


fonte:http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-digestivo.htmcola.com/biologia/sistema-digestivo.htm



Agora veja o que acontece com aquela pizza que você comeu, vimos em aula, mas agora clique no link para visualizar
http://www.argosymedical.com/Digestive/samples/animations/Digestion/index.html

Clique novamente no link:
http://www.constipationadvice.co.uk/constipation/normal-digestive-system.swf

PIRÂMIDE ALIMENTAR


Segundo a legislação vigente em nosso país, a "Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável". (RDC nº39, de 21 de março de 2001). Ela constitui um guia para uma alimentação saudável, onde você pode escolher os alimentos a consumir, dos quais pode obter todos os nutrientes necessários, e ao mesmo tempo, a quantidade certa de calorias para manter um peso adequado.
A pirâmide possui 4 níveis com 8 grandes grupos de produtos, de acordo com a sua participação relativa no total de calorias de uma dieta saudável. Os alimentos dispostos na base da pirâmide devem ter uma participação maior no total de calorias da sua alimentação, ao contrário dos alimentos dispostos no topo da pirâmide, que devem contribuir com a menor parte das calorias de toda a sua alimentação. Cada grupo de alimentos é fonte de nutrientes específicos e essenciais a uma boa manutenção do organismo.
•Grupo de pães, massas, tubérculos: Fonte de carboidratos, nutriente fornecedor de energia.
Pães, massas e biscoitos integrais são ainda boa fonte de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.
•Grupo das frutas e hortaliças: Ótimas fontes de vitaminas e sais minerais, dentre eles, antioxidantes que diminuem o efeito deletério do estresse oxidativo e dos radicais livres. Também possuem boa quantidade de fibras.
•Grupo das carnes: São alimentos compostos basicamente de proteína, muito bem utilizada por nosso organismo para produção de tecidos, enzimas e compostos do sistema de defesa. Além disso, são ricas em ferro e vitaminas B6 (pirixodina) e B12 (cianocobalamina), tendo sua ingestão (nas quantidades adequadas) efeito preventivo nas anemias ferropriva e megaloblástica.
•Grupo do leite e derivados: São os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação de ossos e dentes, na contração muscular e na ação do sistema nervoso. Além disso, possuem uma boa quantidade de proteína de boa qualidade.
•Açúcares e óleos: são pobres em relação ao valor nutritivo, sendo considerados, por isso, calorias vazias.Todos os grupos de alimentos são importantes para suprir as necessidades de nutrientes dos indivíduos e manter sua saúde, por isso, todos devem ser consumidos em suas quantidades adequadas. Estas quantidades variam de acordo com as necessidades de cada indivíduo.

Pirâmide Alimentar Adaptada: guia para a escolha dos alimentos - S.T.PhILIPP et al.

Fonte: S.T.PhILIPP et al. 1996.

Dados de Porções: software "Virtual Nutri"


fonte:http://www.diabetes.org.br/nutricao/piramide.php

domingo, 9 de maio de 2010

Dieta Balanceada


Nutrição : dieta balanceada (7ª série)
Em consequência dos problemas de saúde que o elevado estresse da vida moderna acarreta, cada vez mais a população se preocupa com o bem-estar, dividindo o tempo entre as obrigações profissionais, lazer e atividade física.
Tudo sem se descuidar de uma boa alimentação.
Assim, manter uma alimentação saudável é importante para preservar a saúde e a qualidade de vida.
Alimentos funcionais
A nutricionista Mara Regina Cilião alerta que uma dieta rica em minerais, como cálcio e ferro, e proteínas é importante para todas as idades, principalmente, para quem já passou dos 60 anos.
Ela explica que é preciso equilibrar a ingestão de alimentos ricos em minerais, como frutas e verduras com proteínas do leite desnatado e derivados e dos grãos (grão de bico, feijão, lentilha).
"Estes alimentos são pobres em gordura e uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais," explica. A nutricionista também destaca as vantagens dos alimentos funcionais, que estão em voga atualmente, como é o caso da soja, linhaça e aveia para reforçar a alimentação.
A cardiologista Maria do Rocio Peixoto de Oliveira explica que manter uma dieta saudável hoje é um grande desafio diante de tantas opções de alimentos industrializados prontos e rápidos de se preparar, mas que trazem riscos ao coração.
Pratos altamente calóricos, como alguns tipos de massas, enlatados, carnes gordas, frituras e doces em excesso são perigosos. "O segredo é ingerir tudo com cautela, sem cometer excessos", reforça a médica.Reeducação alimentarA nutricionista Flávia Ferreira Sguario explica que as pessoas devem conhecer os grupos alimentares, quais as suas funções, a equivalência de cada alimento, quais as substituições possíveis.

Notícias Relacionadas
23/07/2008Dieta equilibrada ajuda a controlar diabetes
Uma alimentação saudável deve abranger de forma equilibrada os três grupos alimentares: alimentos construtores (proteínas), um pouco dos alimentos energéticos (gorduras, carboidratos) e os alimentos reguladores (frutas, verduras, hortaliças). "A escolha dos alimentos deve ficar ao livre-arbítrio da pessoa, pois as dietas radicais são as responsáveis pelo efeito-sanfona", completa a nutricionista.A busca do equilíbrio por meio de uma reeducação alimentar é o objetivo perseguido pelos nutricionistas. Para isso é necessária uma avaliação individualizada do ritmo de vida e dos hábitos pessoais e familiares de cada pessoa.
"De posse desses dados pode ser elaborada uma dieta equilibrada e agradável, propiciando a adesão ao programa de reeducação alimentar", garante a nutricionista Andréa Cristina Poli, lembrando que toda mudança de hábitos exige motivação.
De nada vai adiantar uma mudança alimentar sem atuar em novas diretrizes de vida. Associar a prática de exercícios físicos e, se possível, reduzir o nível de estresse, contribuem para se atingir o equilíbrio orgânico.

Roteiro saudável
No café-da-manhã - Privilegie frutas, iogurte e cereais integrais, se estiver com fome de preferência fibras. No meio da manhã, opte por uma torrada ou uma fruta.

Almoço - Pode-se optar por peixe ou carne magra (frango ou peru), legumes cozidos, salada e arroz ou massa (em pequena quantidade).

No lanche da tarde - Dê preferência novamente às frutas e ao iogurte. Um sanduíche de pão integral com alface, tomate e carne de peru é uma combinação ideal.

No jantar - Aconselha-se um cardápio bastante leve. Pode ser uma sopa de legumes, duas torradas integrais com queijo fresco/requeijão ou, então, uma salada de alface, tomate, cebola, cenoura, milho - pode ser incrementada com requeijão, ovo cozido, atum ou sardinhas, à vontade.
Dicas para a saúde do coração
* Preferir frutas cítricas (laranja, acerola, caju, kiwi) e vegetais* Priorizar carnes magras como aves sem pele e peixes grelhados* Comer alimentos que são ricos em fibras, como aveia, grãos e pães integrais
* Limitar a ingestão de gorduras saturadas e evitar as gorduras trans* Diminuir o consumo de açúcar e sal
* Evitar bebidas alcoólicas e cigarro

Fonte: http://www.parana-online.com.br/canal/vida-e-saude/news/363873/

quarta-feira, 24 de março de 2010