domingo, 9 de maio de 2010

Dieta Balanceada


Nutrição : dieta balanceada (7ª série)
Em consequência dos problemas de saúde que o elevado estresse da vida moderna acarreta, cada vez mais a população se preocupa com o bem-estar, dividindo o tempo entre as obrigações profissionais, lazer e atividade física.
Tudo sem se descuidar de uma boa alimentação.
Assim, manter uma alimentação saudável é importante para preservar a saúde e a qualidade de vida.
Alimentos funcionais
A nutricionista Mara Regina Cilião alerta que uma dieta rica em minerais, como cálcio e ferro, e proteínas é importante para todas as idades, principalmente, para quem já passou dos 60 anos.
Ela explica que é preciso equilibrar a ingestão de alimentos ricos em minerais, como frutas e verduras com proteínas do leite desnatado e derivados e dos grãos (grão de bico, feijão, lentilha).
"Estes alimentos são pobres em gordura e uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais," explica. A nutricionista também destaca as vantagens dos alimentos funcionais, que estão em voga atualmente, como é o caso da soja, linhaça e aveia para reforçar a alimentação.
A cardiologista Maria do Rocio Peixoto de Oliveira explica que manter uma dieta saudável hoje é um grande desafio diante de tantas opções de alimentos industrializados prontos e rápidos de se preparar, mas que trazem riscos ao coração.
Pratos altamente calóricos, como alguns tipos de massas, enlatados, carnes gordas, frituras e doces em excesso são perigosos. "O segredo é ingerir tudo com cautela, sem cometer excessos", reforça a médica.Reeducação alimentarA nutricionista Flávia Ferreira Sguario explica que as pessoas devem conhecer os grupos alimentares, quais as suas funções, a equivalência de cada alimento, quais as substituições possíveis.

Notícias Relacionadas
23/07/2008Dieta equilibrada ajuda a controlar diabetes
Uma alimentação saudável deve abranger de forma equilibrada os três grupos alimentares: alimentos construtores (proteínas), um pouco dos alimentos energéticos (gorduras, carboidratos) e os alimentos reguladores (frutas, verduras, hortaliças). "A escolha dos alimentos deve ficar ao livre-arbítrio da pessoa, pois as dietas radicais são as responsáveis pelo efeito-sanfona", completa a nutricionista.A busca do equilíbrio por meio de uma reeducação alimentar é o objetivo perseguido pelos nutricionistas. Para isso é necessária uma avaliação individualizada do ritmo de vida e dos hábitos pessoais e familiares de cada pessoa.
"De posse desses dados pode ser elaborada uma dieta equilibrada e agradável, propiciando a adesão ao programa de reeducação alimentar", garante a nutricionista Andréa Cristina Poli, lembrando que toda mudança de hábitos exige motivação.
De nada vai adiantar uma mudança alimentar sem atuar em novas diretrizes de vida. Associar a prática de exercícios físicos e, se possível, reduzir o nível de estresse, contribuem para se atingir o equilíbrio orgânico.

Roteiro saudável
No café-da-manhã - Privilegie frutas, iogurte e cereais integrais, se estiver com fome de preferência fibras. No meio da manhã, opte por uma torrada ou uma fruta.

Almoço - Pode-se optar por peixe ou carne magra (frango ou peru), legumes cozidos, salada e arroz ou massa (em pequena quantidade).

No lanche da tarde - Dê preferência novamente às frutas e ao iogurte. Um sanduíche de pão integral com alface, tomate e carne de peru é uma combinação ideal.

No jantar - Aconselha-se um cardápio bastante leve. Pode ser uma sopa de legumes, duas torradas integrais com queijo fresco/requeijão ou, então, uma salada de alface, tomate, cebola, cenoura, milho - pode ser incrementada com requeijão, ovo cozido, atum ou sardinhas, à vontade.
Dicas para a saúde do coração
* Preferir frutas cítricas (laranja, acerola, caju, kiwi) e vegetais* Priorizar carnes magras como aves sem pele e peixes grelhados* Comer alimentos que são ricos em fibras, como aveia, grãos e pães integrais
* Limitar a ingestão de gorduras saturadas e evitar as gorduras trans* Diminuir o consumo de açúcar e sal
* Evitar bebidas alcoólicas e cigarro

Fonte: http://www.parana-online.com.br/canal/vida-e-saude/news/363873/

Nenhum comentário:

Postar um comentário